domingo, 15 de maio de 2011

Orgulho e Preconceito (Joe Wright)

Joe Wright

         Joe Wright nasceu em Londres, Inglaterra, em 1972. Desde muito cedo, demonstrou interesse por artes, em especial, pintura. Durante a infância, sofria por ser disléxico e ter sobrepeso, motivo pelo qual se refugiou no teatro.
            Em 1980, ingressou na Escola de Teatro de Anna Scher, onde tinha aulas duas vezes por semana e permaneceu por dez anos. Na época, fez algumas curtas-metragem no formato Super 8 que, mais tarde, o ajudaram a ser admitido na Camberwell College of Arts. Ele, porém, deixou a escola para receber seu Certificado Geral de Educação Secundária.
            Inicialmente, Wright desejava ser ator, mas após a morte de seu pai decidiu-se pela carreira de diretor de cinema.
            Em 1991, foi admitido na Central Saint Martins College of Art and Design, onde estudou cinema. No último ano, foi premiado com uma bolsa para dirigir um curta-metragem que foi intitulado Crocodile Snap.
            Em 2007, tornou-se o mais jovem diretor da história a ter um filme na abertura do festival de Veneza. Em setembro do mesmo ano, envolveu-se com a atriz       Rosamund Pike, que conheceu durante as gravações de Orgulho e Preconceito.
Já recebeu três prêmios BAFTA e uma nomeação ao Globo de Ouro.
Joe Wright costuma fazer shots das mãos dos personagens para demonstrar tensão e emoção.
Filmografia:
Como ator: David Lean in Close-Up(2009)
Como diretor: Hanna(2011)
O Solista(2009)                         
Orgulho e Preconceito
Orgulho e Preconceito, em inglês, Pride & Prejudice, foi lançado em 2005, classificado como drama romântico.
Sinopse
Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet - Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) - foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai (Donald Sutherland). Quando o sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy (Matthew Macfadyen). Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem.


Fontes:



Gabriela, n°10 9D

Nenhum comentário:

Postar um comentário